Aprenda alguns truques para evitar o superaquecimento de seu computador, aumentando a vida útil dos componentes e mantenho a temperatura baixa sem gastar muito!
Não vamos entrar com refrigeração líquida, pois a intenção deste artigo é mostrar como um computador pode ser refrigerado sem gastar muito dinheiro com isso, apenas utilizando leis da física e pontos estratégicos.
Os componentes atuais estão a esquentar cada vez mais, devido a temperatura ambiente estar sempre mais seca e elevada, porem isso não é tudo, com a chegada de máquinas mais potentes, o calor aumenta devido o uso maior de energia e aumento significativo de desempenho, exigindo melhores condições de refrigeração para os gabinetes.
Dicas para refrigerar o computador
Você muitas vezes já deve ter ouvido falar que colocar mais coolers é bom, porem dizemos que isso não se passa de um mito, pois aumentar a quantidade de coolers sem coloca-los em posições estratégicas, leva a condições de temperatura até mesmo piores do que se o novo componente não tivesse sido instalado.
Aplicando um pouco de física ao nosso dia-a-dia, podemos compreender alguns fatores que nos ajudam a melhorar nossa refrigeração.
Ar quente sobe, ar frio desce
Tal fato comprovado pela física, pelo fato do ar frio ser mais denso e o ar quente mais leve, pode ser de grande importância na hora de organizar os coolers de seu gabinete, inserindo coolers em pontos mais baixos como na extremidade frontal, se adicionarmos coolers na posição inferior frontal jogando ar frio para dentro do gabinete, haverá uma corrente vantajosa de ar, porem apenas jogar para dentro não é tudo.
Corrente de ar interna
Deve haver dentro do gabinete uma corrente de ar, onde o ar frio entre, esfrie os componentes e saia do gabinete, dessa forma como dito anteriormente, um cooler na extremidade inferior frontal jogando ar frio para dentro, pode trabalhar em conjunto com mais 2 ou 3 coolers, sendo um deles jogando ar frio pela lateral e o restante com a função de exaustão, na parte superior do gabinete, seja em cima ou atrás, porem seguindo a física, lembre-se que o exaustor irá retirar o ar quente, e nada melhor retirá-lo da parte onde o calor se acumula mais, o processador.
1- Saída do ar quente / 2- Entrada do ar frio |
Dissipadores de calor e suas funções
Os dissipadores estão em vários locais de seu computador, sendo no chipset da placa mãe, aceleradora gráfica e também no processador, sua função é ficar colado com os componentes, através da pasta térmica aplicada corretamente, com dois corpos de metal/cobre ligados a temperatura dente a se repartir entre eles, sendo assim se seu processador gera calor de 80º, este calor tende a ser dividido com o dissipador.
É muito importante um dissipador de qualidade com um cooler sempre jogando o ar na corrente para fora do gabinete, pois dissipadores também irão esquentar, porem ao contrário dos componentes mais frágeis, você pode adicionar uma ventilação bem em cima deles para remover todo o calor, lembrando sempre de seguir a corrente.
Temperatura ambiente
Mesmo com um melhor sistema de refrigeração via ar, não é possível manter as temperaturas baixas se você estiver utilizando seu computador em um local quente ou sem ventilação, temos exemplos típicos das famosas mesas para computador, que reservam um espaço muito limitado para o gabinete, que sempre fica apertado entre as madeiras e também a parede, dissipando o calor todo em um espaço que irá se aquecer por falta de circulação de ar.
Usar o computador no chão é uma boa dica para ajudar a refrigerar, pois voltando nos conceitos anteriores verá onde está o ar frio.. deve se lembrar que ao deixar o computador no chão é recomendado que o gabinete tenha pés de borracha ou algum tipo de suporte para evitar o contato direto com o piso, que em dias frios pode ficar úmido e danificar o componente. Outro problema é o acúmulo de poeira, sendo necessário uma manutenção em períodos menores. Usar computadores em ambientes com ar-condicionado é uma grande vantagem.
Organização dos cabos
Apesar dos cabos internos do gabinete não causarem calor, se mal organizados eles podem interromper e até desviar o fluxo do ar interno do gabinete para outros componentes, aumentando o calor interno.
Abraçadeiras são muito úteis para deixar os cabos juntos e liberar espaço dentro do gabinete. Lembre-se sempre de usar itens de plástico, qualquer material condutor de corrente poderá danificar seu computador permanentemente caso entre em contato com a placa mãe ou outro componente elétrico.
Diminuir a temperatura, significa aumentar respectivamente a vida útil e desempenho de seus componentes, o que pode fazer você economizar dinheiro e ter um sistema bom por um longo período de tempo.
0 comentários:
Postar um comentário